quarta-feira, 25 de julho de 2018

Femi... O quê?!

'Eu sou super feminista', digo, e a mulherada ao meu redor, no bar onde assisto aos jogos da Copa, me olha atordoada, como se eu tivesse dito 'sou super nazista'.

A seguir uma lindinha, mesmo, de dezoito anos diz que não é feminista, enquanto, como eu, está na rua, ingerindo bebida alcoólica, com as pernas de fora, dando sua opinião e sem a 'supervisão' de seu macho-alfa.

Eu tento argumentar, mas aquele não parece o melhor momento, e meus argumentos têm pouca experiência: não costumo ter que explicar para as pessoas o que é ser feminista, os porquês de se ser feminista, e toda a história que nos trouxe até aqui. Além disso, a ingestão de bebida alcoólica sem a supervisão de seu macho-alfa pode 'comprometer' sua capacidade de raciocínio, como acontece com qualquer ser que consome substâncias que alteram suas faculdades mentais: mulher, homem, cachorro, macaco ou guaxinim.

Enfim, apesar de ter nascido no seio de uma tradicional família mineira, com mãe em tempo integral, que fez a árdua escolha de abrir mão de suas andanças pra cuidar de mim e meus irmãos, eu fui instruída a estudar, e a não depender de ninguém. Eu fui instruída a ser o melhor que eu pudesse, em qualquer coisa que eu fizesse.

Eu tive uma avó que sobreviveu a fome, a um casamento ... 'conturbado', a dezenove partos. E outra que teve dez filhos, dentre os quais um casal de gêmeos, nascidos meses após ela ter se tornado viúva, aos 39 anos.

As mulheres de minha família, quase todas, casaram-se e tiveram filhos, deixaram a educação de lado, mas me provaram sua fortaleza. Mostraram-me como podemos ser fortes e como não somos em nada inferiores aos homens.

Sim, eu sou feminista, e provavelmente você também é. Responda: você acredita que as mulheres sejam inferiores aos homens?! Se sua resposta é 'não', pronto, tá aí mais uma transgressora da ordem 'natural' das coisas. Se sua resposta é sim, eu não entendo, mas gostaria de conversar com você e entender seu ponto de vista.

Naturalmente homens são mais fortes - muscularmente - e mais agressivos, ponto. Durante um tempo de nossa história foram responsáveis pela caça e a segurança. Mas hoje temos Krav Maga, sprays de pimenta, e comida congelada. Temos 'maridos de aluguel' para cuidar dos pontos elétricos, que não vão demorar seis meses para serem consertados.

Eu moro sozinha. Tenho dois empregos. Por quê deveria ter alguém que me dissesse o que vestir? Onde ir? Se meu corte de cabelo é adequado? Ou se estou falando demais? Eu pago as minhas contas. E dou conta de tudo que me proponho a fazer. Então por quê deveria me sentir inferior a quem quer que seja: homem ou mulher? Meu corpo é capaz de proteger e nutrir um outro ser humano - por nove meses dentro, e por toda uma vida fora. Eu trabalho cerca de doze horas por dia, e consigo chegar em casa e dar amor para meus filhos caninos como se tivesse acabado de acordar.

Eu não me acho superior a ninguém, nem inferior, tão pouco devo pedir desculpas por seguir meu caminho sem saber onde estou indo, só por ser mulher. Não devemos pedir desculpas por termos menos pêlos corporais, por termos dois cromossomos 'x', por termos filhos e ficarmos afastadas de nossas funções por seis meses para cuidar deles (Ps. A mulher que trabalha na sua empresa, e está afastada por licença maternidade não engravidou com o vibrador dela. Posso garantir que tinha um macho com ela no momento da concepção. E esse macho, que talvez sequer assuma o filho, continua ganhando mais que essa mulher no mercado de trabalho).

Sim, eu sou feminista: por todas as mulheres que vieram antes de mim, e me provaram que eu posso ser quem eu quiser - inclusive 'bela, recatada e do lar'. Sou feminista pelas que virão depois, e que não precisarão, tenho fé nisso, explicar que ser feminista não é ser mais... E sim igual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cura

Disseram-me que eu me curaria. Mas como me curar da própria vida, da própria história, daquilo que indiscutivelmente desenhou linhas em meu ...